Left Continuar a comprar
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

O Projeto Terras Altas da Huíla da Nutriboty

O Projeto Terras Altas da Huíla da Nutriboty

O projeto Terras Altas da Huíla nasceu em 2019 com o objetivo de promover o desenvolvimento local e combater a pobreza na região da Huíla, em Angola.


Desenvolvimento local e inclusão social

Apesar de ser possível operar de forma independente, a Nutriboty escolheu envolver pequenos agricultores locais no projeto, criando uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo e fortalecer a comunidade. Atualmente, trabalhamos com 12 viveiristas e 70 produtores locais que possuem quintas nas proximidades da nossa fábrica, o que garante maior frescura e qualidade das nossas plantas.


Como selecionamos os produtores

A seleção dos produtores que participam no projeto segue um processo rigoroso:

  • Contacto inicial: O produtor é contactado, seja por nossa iniciativa ou por sua solicitação.
  • Visita ao espaço: Verificamos as condições do espaço agrícola do produtor para averiguar se está em condições de implementar a parceria.
  • Análise do histórico: Analisamos o histórico do produtor e da sua propriedade de forma a garantir que é responsável, dedicado e cumpridor dos requisitos exigidos.
  • Apresentação e aceitação: Explicamos as condições da parceria e, se houver concordância, a colaboração é formalizada.

 


Apoio ao produtor local

A Nutriboty oferece aos produtores um sistema completo de apoio composto por formações técnicas, acompanhamento contínuo e a disponibilização de plantas, que são amortizadas ao longo de 10 anos. Para além disso, apoiamos a preparação das terras e a construção de infraestruturas para retenção de água, essenciais para o sucesso da produção e para garantir a sustentabilidade a longo prazo.


Modelo de apanha silvestre sustentável

Adotamos um modelo de apanha silvestre que respeita os ciclos naturais das plantas e promove uma exploração responsável e planeada dos recursos. Ao adquirirmos as matérias-primas à população local, evitamos a prática de queimadas e oferecemos uma fonte de rendimento estável e digna para famílias em situação de vulnerabilidade.


Empoderamento feminino

O conhecimento sobre plantas aromáticas e medicinais é tradicionalmente transmitido através das mulheres, tornando-se parte do seu legado ancestral. Assim, elas encontram-se numa posição privilegiada para aproveitar as oportunidades oferecidas por este projeto.

Mais de 80% dos nossos coletores são mulheres, o que reflete o nosso compromisso em reconhecer e valorizar essa sabedoria única, promovendo simultaneamente a sua inserção no mercado de trabalho.

Desta forma, não só aproveitamos o seu profundo conhecimento em fitoterapia, como também contribuímos para o seu empoderamento económico, criando condições para o fortalecimento das suas famílias e comunidades.


Espécies cultivadas e apanhadas

O projeto promove o cultivo e a apanha de uma diversidade de espécies aromáticas e medicinais:

  • Cultivo: lavanda latifólia, alecrim, erva-cidreira, tomilho, orégãos e malufite.
  • Apanha silvestre: chingueti, malufite, mopane e omucandu.

 


Desafios enfrentados

O projeto enfrenta desafios como estradas precárias, escassez hídrica e o baixo nível de escolaridade, mas superamos estas adversidades com inovação e perseverança, garantindo o sucesso das nossas iniciativas.


Sustentabilidade e produção biológica

Toda a produção é 100% biológica, sem exceções. Aos produtores, é transmitido o conceito de produção biológica, com ênfase na sustentabilidade e preservação ambiental.


O futuro do projeto

O projeto tem transformado a vida de múltiplas famílias rurais, oferecendo rendimento, esperança e dignidade. O nosso objetivo é continuar a expandir esta iniciativa, envolvendo mais famílias e promovendo um desenvolvimento social sustentável.


Porquê apoiar o Projeto Terras Altas da Huíla?

Ao apoiares a Nutriboty, estás a contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais da Huíla oferecendo apoio económico, promovendo o trabalho em família e possibilitando a aquisição de conhecimentos técnicos de cultivo agrícola sustentável a que, de outra forma, não teriam acesso.

 

Segue este projeto em @terras.altas.huila 🌿

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

/* Centralizar título na página de artigos */ .template-article .page-title { text-align: center; }