Left Continuar a comprar
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Óleos essenciais: esclareça todas as suas dúvidas

Óleos essenciais: esclareça todas as suas dúvidas

Está a aproximar-se uma data muito querida por nós na Nutriboty...

Sabe qual é? 😉 O Dia Internacional dos Óleos Essenciais! 😍

Pequenos em tamanho mas grandes em benefícios, os óleos essenciais bem merecem o seu dia especial nos nossos calendários, não é verdade? É, então, no dia 11 de julho que celebramos estas maravilhas naturais.

Como mencionado no nosso artigo de setembro do ano passado também dedicado a esta temática, os óleos essenciais são substâncias extraídas das mais diversas plantas através de processos químicos que nos ajudam a preservar todas as suas propriedades terapêuticas.

Agora que já sabe o que são, para que servem e quais os seus benefícios, vamos esclarecer algumas dúvidas que ainda restam e são muito comuns entre amantes de aromaterapia.


Diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais

Estes dois tipos de óleos são muito diferentes a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito à sua extração, composição, forma de uso e benefícios.

Tanto os óleos essenciais como os vegetais são extraídos de plantas, no entanto, enquanto os primeiros são criados a partir de caules, folhas, flores e até raízes, os vegetais provêm de sementes e frutos.

Relativamente à composição, os óleos essenciais são compostos maioritariamente por terpenos, que os tornam substâncias extremamente voláteis. Já os vegetais apresentam uma alta concentração de ácidos gordos, que lhes providenciam o seu poder emoliente.

Por outro lado, enquanto os óleos vegetais podem ser aplicados diretamente na pele, os óleos essenciais não o devem ser pela sua concentração. É recomendado misturar algumas gotas num óleo vegetal para a aplicação cutânea. Cada tipo de óleo tem também as suas características específicas – os óleos vegetais são ideais para a saúde dermatológica e capilar, já os essenciais apresentam mil e um benefícios dependendo da planta em questão.


Diferença entre óleos essenciais e essências/fragrâncias

A grande diferença entre estes dois produtos é a sua origem: enquanto os primeiros são obtidos diretamente das plantas (tipicamente pela destilação a vapor), as essências/fragrâncias são misturas sintéticas criadas com o objetivo de imitar os aromas originais das plantas. Assim, os óleos essenciais apresentam benefícios terapêuticos mas as essências/fragrâncias limitam-se a perfumar o ar.


Cuidados importantes a ter

Outro aspeto muito importante a sublinhar é o cuidado que devemos ter quando compramos e usamos este tipo de produto. Os óleos essenciais podem ser extremamente nocivos quando usados incorretamente ou se forem de fraca qualidade.

É crucial escolher uma marca que tenha total controlo sobre todo o processo de produção dos mesmos de forma a assegurar a sua qualidade e evitar problemas de saúde que podem até resultar na morte (Kavilanz 2021 & Miranda 2022).


Porque pode confiar nos óleos Nutriboty

Todos os nossos óleos essenciais são puros e apresentam certificação biológica (o que significa que não existe qualquer tipo de uso de químicos ou modificações genéticas no seu processo de produção). Passam também pelos testes de Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massa – o primeiro identifica os compostos químicos do óleo essencial em questão e os seus níveis, já o segundo analisa esta composição para identificar os elementos aromáticos do mesmo.

A nossa atividade é ainda supervisionada por uma entidade independente que regula, fiscaliza e certifica todas as nossas operações, desde a produção à distribuição.


De que está à espera? Experimente já os nossos tesouros naturais e VIVA MAIS 🌿


Loja online Angola: www.nutriboty.co.ao

Site institucional: www.nutriboty.com

IG: @nutriboty

FB: @NutribotyOficial

WhatsApp: (+244) 943284016


Referências bibliográficas

Barros, C. (2022, 22 de junho). Óleo essencial e óleo vegetal: principais diferenças e aplicações no P&D de cosméticos. Blog Cleber Barros. Retirado a 9 de junho, 2023 de: https://www.cleberbarros.com.br/oleo-essencial-e-oleo-vegetal/

eCycle. (2021, 8 de dezembro). Quais as diferenças entre óleos vegetais e óleos essenciais? eCycle - Sua Pegada Mais Leve. Retirado a 9 de junho, 2023 de: https://www.ecycle.com.br/diferencas-oleos-vegetais-essenciais/

Kavilanz, P. (2021, 23 de outubro). Walmart recalls aromatherapy spray that contained deadly bacteria. CNN. Retirado a 9 de junho, 2023 de: https://edition.cnn.com/2021/10/22/business/walmart-room-spray-recall-bacteria/index.html

Miranda, G. (2022, 3 de março). Lavender room spray sold at Walmart led to 2 deaths and various illnesses, study says. USA TODAY. Retirado a 9 de junho, 2023 de: https://eu.usatoday.com/story/news/health/2022/03/03/lavender-spray-walmart-linked-deaths/9356742002/

RaroAroma (2023). Qual a Diferença Entre Óleo Essencial e Essência? Raro Aroma. Retirado a 9 de junho, 2023 de: https://raroaroma.com.br/qual-a-diferenca-entre-oleo-essencial-e-essencia/

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados