Left Continuar a comprar
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Como as infusões são benéficas para a minha saúde

Como as infusões são benéficas para a minha saúde

Todos sabemos que as infusões ou chás são as bebidas da dieta, isto porque quase não têm calorias. Para além de ajudarem no emagrecimento, têm também diversos outros efeitos benéficos para a saúde. No entanto, o que muitos não sabem é o porquê de a infusão ser tão boa para o organismo.

Quando olhamos para as tabelas nutricionais das infusões, é inevitável não prestar atenção ao facto de não possuírem qualquer quantidade de:

  • Vitaminas e minerais;
  • Micronutrientes essenciais à atividade do corpo humano;
  • Calorias;
  • Lipídios ou proteínas, macronutrientes com aporte calórico.

Para além disso, um chá contém apenas uma pequena porção de hidratos de carbono que é transferida da planta para a água. Essa pequena quantidade normalmente traduz-se em 1 kcal por 100 ml de infusão. Conforme a planta utilizada, esse valor pode mudar.

Mas se as infusões não possuem os itens citados na lista acima, qual o benefício do chá?

Um dos grandes benefícios da infusão não está na água

Tomar um bom chá acalma a alma e a mente, não é verdade? Mas, por incrível que pareça, uma das grandes vantagens da infusão não está na água que toma, mas sim no aroma

Os compostos químicos responsáveis pelo aroma são designados de polifenóis. São mais abundantes nas infusões e têm vários benefícios para a saúde.

O termo polifenol caracteriza um grupo de compostos constituído por vários grupos fenóis, daí o nome “poli”- vários– fenóis. São metabolizados pelas plantas a partir de aminoácidos e luz solar e constituem os seus mecanismos de defesa.

Assim, os compostos de aroma, as defesas naturais das plantas que encontramos nas infusões, são absorvidas pelo nosso organismo promovendo vários tipos de ações. Desempenham um importante papel de prevenção de:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Colesterol elevado;
  • Doenças cardiovasculares. 

Alguns tipos de polifenóis ajudam ainda no combate a alguns tipos de cancro, doenças neurodegenerativas e o envelhecimento em geral. Cada espécie botânica tem inúmeros grupos polifenóis únicos, distribuição e concentração distinta de outros mais comuns, o que caracteriza as variações dos benefícios das diferentes infusões.

Existem múltiplas categorias dentro dos polifenóis. Os flavonoides são geralmente apontados como os mais importantes por já terem sido alvo de rigorosos estudos científicos, tendo sido comprovado que possuem uma carga extremamente positiva de antioxidantes. Os flavonoides mais bem estudados são a quercetina, o reveratrol e a procianidina.

Quer conhecer ainda mais sobre as infusões da Nutriboty e como podem beneficiar a sua saúde? Clique aqui.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados