Sumo de múcua: um lanche nutritivo e delicioso
Na Nutriboty, acreditamos no poder dos superalimentos naturais para transformar a saúde e o bem-estar. Um dos nossos produtos mais especiais é o pó de múcua, feito a partir do fruto do imbondeiro e agora com uma grande redução de preço!!
A múcua não é apenas um ícone da cultura angolana, mas também uma rica fonte de nutrientes que podem beneficiar o seu corpo de várias maneiras.
Seca naturalmente no próprio imbondeiro, resulta num pó repleto de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. É o complemento perfeito para uma dieta saudável.
A múcua da Nutriboty vs a múcua por processar
A múcua por processar é comercializada a cerca de 1000 kz por kg. Sendo que 20% do seu conteúdo consiste do pó e os restantes 80% das sementes. Assim, o pó de múcua fica a 1000 kz por 200g.
Na Nutriboty, está a 4 032 kz por 200gr, ainda assim um valor mais elevado.
No entanto, existem outros parâmetros também relevantes à avaliação da sua qualidade, nomeadamente a vida de prateleira e o prazo de validade para consumo.
A múcua que saiu da sua “casca” natural, embalada no mercado e por processar, tem uma validade expectável de 1 mês enquanto a da Nutriboty, já sujeita a criteriosas análises físico-químicas e microbiológicas, e por se encontrar numa embalagem apropriada, tem validade superior a 1 ano.
Qualidade nutricional, versatilidade e praticidade
A forma mais comum e prática de processar a múcua em casa passa por cozer o fruto. Este cozimento deve ser feito em lume baixo para que os nutrientes sejam preservados, sendo que é impossível mantê-los na sua totalidade. A vitamina C, por exemplo, é extremamente volátil, perdendo-se facilmente durante este processo de aquecimento.
Após este processo, ficamos com o sumo de múcua, que, por já estar hidratado, está mais apto ao desenvolvimento microbiano, pelo que deve ser mantido no frigorífico ou no congelador.
A múcua da Nutriboty é separada das sementes por um processo mecânico sem exposição a calor. Desta forma, mantém todos os seus nutrientes. Por estar na sua forma natural, em pó, apresenta uma vida de prateleira mais longa e pode ser facilmente adicionada aos mais variados preparados culinários.
Receita de sumo de múcua
Ingredientes:
1 chávena de Pó de Múcua da Nutriboty
1 litro de água fria
2-3 colheres de sopa de açúcar (ajuste a gosto)
Sumo de 1 limão (opcional, para um toque cítrico)
Gelo a gosto
Instruções:
Numa jarra grande, adicione o Pó de Múcua da Nutriboty e a água fria. Mexa bem até que o pó esteja completamente dissolvido na água. A mistura deve ficar homogénea e sem grumos.
Adicione o açúcar e misture bem. Prove e ajuste a doçura conforme necessário. Se desejar um toque cítrico, adicione o sumo de limão e misture novamente.
Adicione gelo a gosto na jarra ou diretamente nos copos. Sirva o sumo bem fresco.
Opcional: Decore os copos com rodelas de limão ou folhas de hortelã para um toque extra de frescura.
Benefícios do Pó de Múcua da Nutriboty
O Pó de Múcua da Nutriboty apresenta inúmeros benefícios para a sua saúde, ajudando a:
- Manter a saúde intestinal, combater o colesterol elevado e controlar o apetite graças ao seu alto teor de fibra;
- Reforçar o sistema imunitário e combater o envelhecimento dada a presença de vitamina C. Esta vitamina tem também propriedades antioxidantes;
- Manter o bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório através da ação do potássio;
- Promover a saúde dos ossos graças ao seu alto teor de cálcio e magnésio;
- Regular a insulina e a glicemia através da ação do magnésio.
Desfrute deste delicioso sumo de múcua e beneficie da riqueza da Natureza com a Nutriboty! 🌿
Loja online Angola: www.nutriboty.co.ao
Site institucional: www.nutriboty.com
IG: @nutriboty
FB: @NutribotyOficial
WhatsApp: (+244) 943284016
Referências bibliográficas
Monteiro, A., Gomes, E., Lopes, I., Bal, S., & Oliveira, L. (2023). Development and sensory analysis of Adansonia digitata L. Fruit-Based Beverages. Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica, 20(2), 1–15. https://doi.org/10.19277/bbr.20.2.327
Silva, M. L., Rita, K., Bernardo, M. A., De Mesquita, M. F., Pintão, A. M., & Moncada, M. (2023). Adansonia digitata L. (Baobab) Bioactive Compounds, Biological Activities, and the Potential Effect on Glycemia: A Narrative Review. Nutrients, 15(9), 2170. https://doi.org/10.3390/nu15092170
Tomás, A., & Oliveira, L. (2023). Mucua: Sensory analysis of the fruit of Adansonia digitata L. (Baobab) in natura. Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica, 20(2), 1–10. https://doi.org/10.19277/bbr.20.2.318