Tudo sobre o poderoso óleo de Mompeque/Ximénia
Denominado cientificamente por Ximenia americana, o Mompeque é popularmente conhecido como "ameixa do mato". Dependendo da sua origem, pode também adotar outros nomes como "ganzi", "lumeque", "munjaque" ou mesmo “omulela woyo mpeke”, na língua cuvale da região sul de Angola.
É um arbusto típico de regiões tropicais caracterizado por apresentar folhas sempre verdes durante todo o ano, até mesmo em períodos mais críticos. Quando maduros, os seus frutos parecem-se com loengos tanto pelo seu formato como pela sua cor vermelha escura.
Tradicionalmente usado pelos povos nativos da região sul de Angola (Namibe e Huíla), pode servir para múltiplos fins, nomeadamente para a extração do famoso óleo de Mompeque. Este óleo é muito comum entre as mulheres mucubais e mumuílas, que o usam como cosmético para cuidados da pele e cabelo.
Estas mulheres são também as responsáveis pelo trabalho de extração e tratamento – recolhem os frutos e amassam-nos numa pedra para retirar a casca e a polpa dos caroços, que, quando limpos, são levados ao fogo. O óleo extraído é, então, coado e depois volta novamente ao fogo para refinar.
Por sua vez, as folhas da planta são esmagadas para obter uma pomada que é utilizada no tratamento do sarampo e erupções cutâneas bem como para curar feridas e queimaduras. Podem ser ainda usadas em infusões (para o alívio da diarreia e da tosse) ou aplicadas diretamente no corpo para tratar picadas de insetos. Já a sua seiva ajuda a mitigar transtornos como dores nos ouvidos.
Ora, visto que uma das nossas principais missões na Nutriboty é resgatar o que há de melhor na tradição do nosso país, produzimos especialmente para si o nosso Óleo Vegetal de Mompeque. Extra virgem e extraído a frio, este óleo é sujeito a uma leve cozedura a uma temperatura controlada e por um período de tempo rigorosamente estabelecido. Assim, melhoramos a sua aplicabilidade e preservamos todas as suas propriedades.
Benefícios do Óleo Vegetal de Mompeque da Nutriboty
Por ser rico em ácidos gordos monoinsaturados como o ácido oleico, apresenta um valor nutricional excecional e é ideal para hidratar profundamente a pele, principalmente a mais seca e envelhecida.
Suaviza a derme e melhora a sua elasticidade, previne e mitiga a acne bem como manchas cutâneas e estrias, alivia a dermatite, o eczema e a psoríase, e melhora a aparência das rugas.
Relativamente à saúde capilar, apresenta ainda resultados positivos contra a caspa e o cabelo frisado, hidratando profundamente o couro cabeludo e os fios (barba incluída!). Ajuda também a diminuir a queda capilar ao proteger os fios de agentes externos, e promove o seu crescimento.
Adicionalmente, caso sofra de dores articulares, musculares ou abdominais, pode fazer uso desta maravilha natural pela sua ação analgésica e anti-inflamatória.
Modo de aplicação
Dada a sua textura, é ideal como máscara de revitalização.
Caso opte pela aplicação cutânea, use uma porção generosa, deixe repousar na pele por 15 minutos e lave de seguida.
Se preferir antes o uso capilar, deixe atuar no cabelo por, pelo menos, meia hora ou até mesmo durante a noite (apenas em cabelos mais secos).
Comentários
Obrigado, Francisco! :)
Gostei muito da vossa informação, como sofro de calvice vou experimentar depois direi os resultados obtidos.
Muito obrigado