Soluções Naturais para combater as gripes e os resfriados
Descobre soluções naturais à base de plantas angolanas para aliviar gripes e resfriados no cacimbo. Infusões, xaropes, óleos e suplementos que fortalecem as defesas.
Super popular e nutritiva, a banana, nativa da Ásia, ganhou uma versatilidade incrível. Desde a banana pão à banana prata, ouro, maçã e outras, esta fruta tornou-se indispensável na culinária angolana, seja no seu estado natural, frita, cozida ou assada. Pode fazer parte de qualquer refeição do dia.
Considerada uma das frutas mais completas, a banana é fonte de vitaminas A, B e C, e sais minerais como potássio, cálcio, magnésio e até ferro. Para além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, esta fruta ajuda:
Por todos estes motivos, o consumo diário mas equilibrado da banana garante uma ótima disposição.
Sabia que existem mais de 300 tipos de banana? Todas elas contêm as mesmas propriedades nutricionais, o que as difere é o sabor, a cor e o tamanho. Vamos partilhar consigo algumas ideias diferentes de como consumir esta deliciosa fruta.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Descasque as bananas, corte-as em rodelas pequenas e ponha-as a ferver numa panela. Quando estiverem cozidas, desligue o fogo, descarte a água e amasse as bananas até formar o puré.
Noutra panela, derreta a manteiga e adicione o puré misturando bem. Junte o sumo de Múcua e canela a gosto, e deixe cozinhar em lume brando.
Após 5 minutos, verifique a consistência do seu puré e, caso o sabor esteja ao seu gosto, pode desligar e degustar do seu delicioso puré de banana. Este puré pode também servir de acompanhamento de pratos doces ou salgados.
Precisará de:
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e, entretanto, esmague as bananas com um garfo. Quando a pasta estiver formada, junte os flocos de aveia e o coco. Misture tudo muito bem e molde as bolachas no formato que desejar. Coloque-as numa travessa e leve ao forno por 15 minutos. É uma ótima opção de pequeno almoço, lanche ou pré-treino.
Depois do almoço dá sempre vontade de comer uma sobremesa. Hoje vamos ajudá-lo(a) a fazer uma bem saudável.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Coloque as bananas já cortadas no congelador por cerca de 2 horas. Quando estiverem congeladas, bata no liquidificador até alcançar uma textura homogénea. Adicione as duas colheres de manteiga de amendoim e bata novamente até a mistura ficar bem cremosa. Pode adicionar o coco ralado à mistura usando uma colher para envolver ou, se preferir, também o pode usar como topping.
Se quiser que o seu gelado fique mais consistente, congele por mais 1 ou 2 horas e depois sirva. Natural e delicioso!
Tanto as panquecas como o bolo são deliciosas opções para o lanche e para o pequeno almoço, no entanto podem não ser muito saudáveis. Eis duas variantes destas populares receitas para acompanhar com uma infusão:
Ingredientes:
Modo de preparação:
Numa tigela, amasse as bananas com a ajuda de um garfo. Junte o ovo, o Pó de Folha de Moringa e misture bem. Acrescente o leite e envolva bem os ingredientes. Aos poucos, adicione a farinha de aveia procurando atingir uma massa homogénea. A massa está pronta para ser frita!
Depois de pronta, sirva com mel e iogurte natural sem açúcar ou mesmo com leite de coco e terá um pequeno-almoço delicioso!
Ingredientes:
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa batedeira, bata os 3 ovos com uma pitada de sal até criar espuma e adicione aos poucos o óleo de coco. Depois, acrescente as bananas já esmagadas e continue batendo até formar uma massa homogénea. Despeje meia chávena de leite de coco, as 2 colheres de Pó de Moringa e o aroma de sua preferência (baunilha ou canela).
De seguida, adicione aos poucos a farinha e misture. Quando a massa estiver pronta, despeje numa forma anteriormente untada e leve ao forno durante 40 minutos. Antes de tirar do forno, certifique-se de que já está pronto, pois o tempo de cozedura depende da capacidade do forno. Desenforme e deixe arrefecer. Está pronto a comer!
Esperamos que estas receitas enriqueçam a sua dieta e ajudem a cuidar da sua saúde. Bom apetite!
Descobre soluções naturais à base de plantas angolanas para aliviar gripes e resfriados no cacimbo. Infusões, xaropes, óleos e suplementos que fortalecem as defesas.
Descobre o Projeto Terras Altas da Huíla da Nutriboty: agricultura biológica e apanha silvestre sustentável que geram rendimento justo, empoderam comunidades rurais e promovem o desenvolvimento local na Huíla, Angola.
O Cacimbo é mais do que frio e bruma, é um tempo de pausa, escuta e regeneração. Descobre como esta estação afeta o corpo, a natureza e o bem-estar, e como te podes cuidar com os produtos naturais da Nutriboty.
A sabedoria é como um imbondeiro: nenhuma pessoa consegue abraçá-la sozinha. Só em conjunto, passada de mão em mão, se transforma em herança que atravessa gerações.
Descobre como cuidar da pele, dos lábios e do cabelo no cacimbo com segredos naturais que hidratam, protegem e devolvem o brilho.
A beleza, a identidade e a representatividade também se escrevem. Inspiradas por um provérbio africano, refletimos sobre o poder da narrativa, os padrões de beleza e a importância de reescrevermos o que vemos ao espelho.