Left Continuar a comprar
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

A redescoberta da Piteira

A redescoberta da Piteira

Este fruto começa logo a surpreender-nos pelos múltiplos nomes que assume. De nome científico Opuntia ficus-indica, é normalmente chamado em Angola de Figo da Piteira. No entanto, é também chamado de figo-da-Índia, tabaibo, figo-do-diabo, figo-da-tuna, figo-da-palma, nopal e figo-da-pala.

Para além da diversidade de nomes, apresenta ainda uma diversidade geográfica sendo diversos os locais do mundo onde o podemos encontrar. Diz-se que a sua origem remonta ao México há milhares de anos. Foi, então, dispersado pelo mundo nos dois séculos seguintes à chegada dos europeus à América (séc. XV).

A sua produção em zonas áridas e semiáridas, como, por exemplo, em Angola, é historicamente importante, pois, onde outros recursos alimentares eram relativamente escassos, este fruto serviu muitas vezes como a única alternativa alimentar rica em nutrientes para pessoas e animais.

São também diversas as suas riquezas nutricionais, medicinais, cosméticas, bem como a sua própria história.

Diz-se ainda que tem um sabor indescritível sendo o seu cheiro semelhante ao do pepino. A cor também varia consoante a região: pode ser verde, amarelo, salmão, castanho ou encarnado.

Principais benefícios:

Embora pouco atrativos por fora dada a sua textura espinhosa, os caules da piteira têm muitíssimos benefícios:

  • Ricos em fibras, potássio e magnésio, oferecem bons níveis de cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C, para além de minerais essenciais.
  • As suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antienvelhecimento fazem desta fruta uma caixinha de surpresas no que toca a benefícios promovendo a manutenção do trato intestinal e oferecendo alívio de dores reumáticas e nas articulações.
  • É um alimento diurético que ajuda a controlar o colesterol. Pode prevenir úlceras já que acalma o estômago e ainda potencia o sistema imunitário.

Os Suplementos Nutriboty desta fruta exótica podem ser tomados em podendo ser aplicados em sumos, compotas ou infusões, ou em cápsulas.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados