O poder dos aromas na evocação de emoções
"(...) Mas no preciso instante em que o gole com migalhas de bolo misturadas me tocou no céu-da-boca, estremeci, atento ao que de extraordinário estava a passar-se em mim. Fora invadido por um prazer delicioso, um prazer isolado, sem a noção da sua causa. (...) De onde poderia ter vindo aquela poderosa alegria? Sentia-a ligada ao gosto do chá e do bolo, mas ultrapassava-o infinitamente, não devia ser da mesma natureza. De onde vinha? Que significava? Onde agarrá-la? (...)”
Nesta célebre passagem da obra Em Busca do Tempo Perdido Vol. 1 – Do Lado de Swann da autoria de Marcel Proust, o autor explora a fascinante relação entre os sentidos e a memória, destacando o papel crucial que os estímulos sensoriais desempenham nas nossas experiências emocionais.
A ligação entre os aromas e a nostalgia foi já extensamente estudada. Atualmente, é consensual que as fragrâncias possuem o poder de nos transportar para os mais diversos momentos do nosso passado, despertando emoções profundas e memórias há muito esquecidas.
Prova científica
Num estudo conduzido em 2004 pela Drª Rachel Herz (Universidade de Brown, EUA), foi demonstrado que um grupo de cinco mulheres exibiu uma maior atividade cerebral ao cheirar um perfume que associam a uma memória positiva em comparação com um perfume de controlo que nunca tinham cheirado. Esta atividade cerebral registada foi também superior à produzida pela sugestão visual (visualização do frasco de perfume).
Por outro lado, Vermetten & Bremner (2003) dedicaram-se à investigação da relação entre estímulos olfativos e o transtorno de stress pós-traumático, concluindo que os aromas apresentam o potencial de evocar memórias não só positivas mas também negativas, podendo estimular a recoleção de eventos traumáticos.
Mais recentemente, noutro estudo levado a cabo por Herz (2016), é demonstrado que os odores capazes de evocar memórias autobiográficas positivas estimulam emoções também elas positivas, diminuindo os estados emocionais negativos e reduzindo os índices fisiológicos de stress. Assim, podem ser usados para induzir respostas emocionais e fisiológicas promotoras da saúde e bem-estar.
Estudo de caso: o perfume “Missing Person” da marca americana Phlur
Este perfume transcendeu as barreiras da popularidade ao tornar-se um verdadeiro fenómeno viral. Com 8,6 milhões de visualizações no TikTok, a sua popularidade atingiu níveis extraordinários, esgotando repetidamente nos Estados Unidos e acumulando uma lista de espera impressionante de 200.000 pessoas.
Caracterizada por um aroma familiar e acolhedor, a fragrância conquistou toda esta notoriedade dado o seu profundo poder emocional, a ponto de conseguir induzir lágrimas naqueles que a experimentam pela primeira vez.
As Águas-de-Colónia Omukai by Nutriboty
Agora que já conhece o poder das fragrâncias, e tendo em conta que o Natal está quase aí (o tempo passa a correr, não é verdade? 😱), está na hora de descobrir as Águas-de-Colónia Omukai by Nutriboty!
Com um aroma floral, exótico e amadeirado, a versão feminina Omukai é o auge da sensualidade e mistério. A flor de moringa, delicadamente imersa numa exclusiva fusão de flores exóticas e frutas, entrelaça-se com o aconchego caloroso do sândalo huillensis, que recria o odor envolvente da pele.
Já a versão masculina Omulume é uma jornada sensorial que começa com uma explosão cítrica e refrescante. No coração desta fragrância, reside a sua magia, o manjericão africano, que contribui para uma aura confiante, envolvente, forte e masculina.
Ofereça uma experiência olfativa única este Natal e celebre connosco a magia da nostalgia 🤎
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Referências bibliográficas
Brownlees, J. (2023, 5 de abril). This Perfume Broke The Internet & It’s Now Available As A $45 Rollerball. Refinery29. Retirado a 9 de novembro, 2023 de: https://www.refinery29.com/en-us/phlur-missing-person-perfume-review
Cannon, S. (2022, 24 de junho). Shop the viral “Missing Person” Phlur perfume while it’s back in stock. New York Post. Retirado a 9 de novembro, 2023 de: https://nypost.com/2022/06/24/shop-the-viral-missing-person-phlur-perfume-now-back-in-stock/
Herz, R. S., Eliassen, J. C., Beland, S., & Souza, T. (2004). Neuroimaging evidence for the emotional potency of odor-evoked memory. Neuropsychologia, 42(3), 371–378. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2003.08.009
Herz, R. S. (2016). The role of Odor-Evoked Memory in Psychological and Physiological Health. Brain Sciences, 6(3), 22. https://doi.org/10.3390/brainsci6030022
Proust, M. (2003). Em Busca Do Tempo Perdido, V.1: Do Lado de Swann (P. Tamen, Trans.). Relógio d’Água.
Stierwalt, E. (2020, 29 de junho). Why do smells trigger memories? Scientific American. Retirado a 9 de novembro, 2023 de: https://www.scientificamerican.com/article/why-do-smells-trigger-memories1/
Vermetten, E., & Bremner, J. D. (2003). Olfaction as a traumatic reminder in posttraumatic stress disorder. The Journal of Clinical Psychiatry, 64(2), 202–207. https://doi.org/10.4088/jcp.v64n0214